Olá universos!
Hoje vim falar sobre a função dos personagens, para quem é curioso ou nunca se perguntou porque eles existem na história, chegou a hora de eu te explicar!
Mas primeiramente, o que é um personagem?
Um personagem é o ser atuante da história, geralmente narrado por um narrador e é ele quem fará as ações, podem possuir nome e qualquer personalidade, geralmente são pessoas, mas podem ser de cachorros até casas.
Exemplos de personagens:
Tardis – Doctor Who
Lara Jean – Para todos os garotos que já amei
Rex – Corgi: Top Dog
Eles são a cara da história
Os personagens representam a história, assim como uma logo para uma empresa ou marca.
Eles representarão as cenas e na hora de fazer um meme, o que mais aparece são eles, inclusive em fanarts feitas por fãs ou até as famosas fanfics, que geralmente apenas preservam os personagens e o escritor muda a história.
Para reforçar essa ideia na sua cabeça, vamos pensar um pouquinho; quando você ouve alguém falando sobre um filme, você lembra mais das cenas ou dos personagens dele?
Quando falamos sobre o livro A Seleção, o que vem na cabeça é a América (protagonista) e o seu triangulo amoroso (Maxon e Aspen).
Enriquecem a história
E qual a contribuição deles para a história em si? Toda!
É através da representação dos personagens que podemos ter contato com diversos pontos de vista podendo influenciar até o jeito que nós como leitores vemos o mundo, jornadas transformadoras que podem levar o herói de um ponto A até o ponto B, mudando ou reforçando suas crenças e atitudes.
Também podemos ter acesso a ideologias diferentes podendo ir de algo mais positivo ou algo mais complexo como uma religião por exemplo, sem contar também a ótima oportunidade para uma maior representatividade, e isso enriquece demais o enredo, pois traz mais informações e ensinamentos para o leitor.
Gera identificação
E chegamos na provável maior função deles, que é gerar a identificação do leitor!
Não é gostoso demais quando encontramos algum personagem que é a nossa cara ou a de algum amigo nosso?
Quando nos identificamos com algum ator dentro da história, nos aproximamos mais do enredo e pode até nos tornar mais fãs do que se não nos reconhecêssemos em nada em nenhum deles.
E pode não parecer, mas nosso gosto influencia muito até na motivação para terminar de ler um livro por exemplo, existem até pessoas que param um livro pela metade justamente por não gostar do protagonista, ou aquelas (que é o meu caso) que só estão lá porque adoram um personagem secundário.
Acontece.
Mas me diga aqui nos comentários, vocês já pararam de assistir um filme ou ler um livro influenciados pelos personagens? As vezes porque eles podem ser muito rasos ou porque não te agradaram mesmo.

Assine o meu blog
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada gratuitamente.

Deixe um comentário