Bianca Pedroso

Universos entre linhas


Livros não são melhores que suas adaptações!

Olá universos!

Hoje vim bater de frente com quem diz que Livro é melhor que adaptação, mas calma que vou explicar o porquê do meu pensamento, e se você estiver curioso, vem comigo.

Vamos lá, acho que o primeiro pensamento que precisamos eliminar é o de encarar o filme como um “fan service” (serviço para fãs) e começar a enxerga-lo como uma forma de mais pessoas conhecerem a história que a comunidade tanto gosta!

Muitas pessoas não leem livros hoje em dia, por n motivos, então se alguma empresa começar a fazer uma longa metragem de um livro, significa passar a história para aquela mulher ou homem que só tem um pouco de tempo, o qual usa para assistir TV, para aquela criança que ainda não se entendeu com os livros ou só vive no digital e quem sabe despertar a vontade de conhecer mais do universo.

Precisamos começar a ver as produções cinematográficas como oportunidades, e não “erros feios” que precisamos criticar e apontar, ou fingir que nem existe.

Eu mesma já fui ler o livro porque vi o filme por acaso e gostei.

Então, se é para considerar uma oportunidade, também devo destacar outros pontos a serem considerados.

Não cobrem tal adaptação porque isso estava diferente daquilo, pois isso não vai levar a nada. Primeiramente não tentem achar que 400 páginas vão caber de forma perfeita em 2 horas de duração, segundamente é preciso entender que os diretores também podem ter uma licença artística e modificar algum design ou detalhe da história que não ache tão importante, pois nesta produção, quem manda não é mais o autor e não vai sair tudo da sua cabeça como aconteceu no livro, e isso vai gerar diferenças na forma de contar um enredo.

Obviamente gostamos quando uma obra conversa com a outra em questão de sintonia, mas isso é apenas uma característica e não determina se algum filme é bom ou ruim.

E não estou dizendo que essas criações serão todas as vezes perfeitas e sem defeitos, mas se irá criticar algo, use argumentos que foram erros de produção mesmo, por exemplo a atuação fraca, falta de continuidade (Os acontecimentos durante a narrativa terem furos, por exemplo uma atriz em um filme é morena e na continuação mudam para outra que é loira sem nenhuma explicação), e por assim vai.

A verdade é, não existe melhor ou pior, e sim produções diferentes que enriqueceram a história, trazendo mais pessoas uma de cada lado e ajudando a construir uma comunidade, elevando o alcance de pessoas que a obra pode ter. São melhorias, apenas isso .

Exemplo

Livro Assassinato no Expresso do Oriente

E para finalizar, gostaria de citar um exemplo de uma película maravilhosa chamada Assassinato no Expresso do Oriente, inspirado no livro da Agatha Christie de mesmo nome.

Eu vi o filme primeiro e depois fui ler o livro, e devo dizer que gostei mais do filme, o desenvolvimento encaixou mais com cada personagem e ao invés de algo jogado e todo mundo confessando, há uma reviravolta bem maior na obra cinematográfica, deixando você de queixo caído.

Não importa quantas vezes eu veja, cada reassistida consigo ver mais elementos que combinam com a narrativa, enriquecendo-a.

Mas me diga você, concorda comigo ou acha que livros realmente são melhores que livros? Escreva nos comentários! Vamos debater!



Deixe um comentário

SOBRE MIM

Olá, sou a Senhorita Universo, idealizadora deste blog, tecnóloga de administração e escritora, leitora por amor e viciada em finais felizes.

Newsletter

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora